O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 18 de abril de 2011

19 DE ABRIL - Dia de que índio?

O dia do Índio foi criado através do Decreto-Lei nº 5540/53, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de dar eficácia às resoluções do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México em 1940.


Ela estabele, simplesmente, que o dia 19 de abril é considerado o "Dia do Índio", e revogam-se as disposições em contrário, que no caso só poderia ser o "Dia do Não-Índio", ou quem sabe, um dia de todos (qualquer um), menos dos índios.


Não há qualquer esclarecimento sobre o que se deve fazer nesta data, nem qual o significado dela. E é por isso que o calendário oficial, um lugar privilegiado para a veiculação de valores intergeracionais, acaba sendo preenchido de datas que não fazem sentido algum.


O que se pretendia com tal norma? Que tipo de índio andava na mente de quem criou esta data no Brasil, e com que finalidade.


Lembro de uma passagem no estudo de Levasseur denominado "Brasil", onde o Barão de Rio Branco (PARANHOS; ZABOROWSKY, 2001, p. 50)tecia as seguintes considerações sobre o índio brasileiro:


"Tal é ainda o seu estado de selvageria indomável que os brasileiros civilizados não conhecem e não frequentam senão uma fraca porção deles, chamados "botocudos tratáveis". Esses indivíduos um pouco civilizados estão no entanto sempre num estado de inferioridade intelectual e moral em relação aos brancos e os negros, com os quais compartilham o gênero de vida. Existem também alguns mestiços, e esses se mostram mais inteligentes e mais ativos".


É claro que essa maneira de enxergar os índios se refletiu na legislação, ao serem considerados civilmente incapazes até o código civil de 2002, devido à sua "inadaptação" à cultura hegemônica (DANTAS, 2010).


O desafio é tratar esses cidadãos com respeito, e valorizando o seu modo de viver tradicional que é patrimônio imaterial. Isso não significa que os índios devem viver como há 500 anos, sem água, luz, esgoto, e sem recorrer ao sistema público de saúde e educação, como defendem alguns.


Significa garantir-lhes o meio de manter a sua cultura viva, com as mudanças e a dinâmica necessárias à manutenção dos seus valores e de sua identidade cultural, ou seja, da sua memória coletiva.


Bem, há também um aspecto de memória individual sobre o dia do Índio: para mim, era o dia de pintar uma pena de papel, e colá-la em uma fita para imitar um adorno indígena. Que eu me lembre, na escola não me diziam quem era o índio, nem o que ele achava da vida, da política. Nunca cantei uma música indígena, sequer ouvi seu idioma, que também é brasileiro. Da cultura indígena conheço apenas alguns poucos nomes de lugares (topônimos) e costumo comer alguns quitutes que, dizem, são indígenas.


É claro, afirmam também que o hábito que o brasileiro tem de tomar banhos diários é uma herança indígena.


No fim, meu contato com a cultura indígena nesta data resumia-se a ver fotografias de índios (nunca vi fotografias de índios da minha região), e de tentar caricaturar a sua aparência com penas de papel pintados.



Referências



DANTAS, Fabiana Santos. Direito fundamental à memória. Curitiba: Juruá, 2010.


PARANHOS, José Maria da Silva [Barão de Rio Branco]; ZABOROWSKY, E. Trouessart. Antropologia. In: LEVASSEUR, Émile (org.). OBrasil. Rio de Janeiro: Bom texto:Letras & Expressões, 2001, pp. 43-51.

7 comentários:

  1. Olha que interessante coincidência: hoje, dia 20 de abril, é o dia do Diplomata (Decreto Nº 66.217 -17/02/1970).
    Foi escolhido esse dia porque é o natalício do Barão de Rio Branco, que foi citado no nosso post. Istó é, ele nasceu no dia 20 de abril de 1850.

    ResponderExcluir
  2. http://www.anovademocracia.com.br/no-40/1515-guaranis-desmentem-livros-e-revelam-nova-historia

    ResponderExcluir
  3. http://amazoniareal.com.br/cacique-mapu-huni-kuin-acusa-politico-de-exigir-que-indios-andem-nus-para-atrair-turistas-em-placido-de-castro-no-acre/

    ResponderExcluir
  4. http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-memorial-do-mpf-recebe-exposicao-sobre-violencias-contra-indigenas-durante-a-ditadura-militar

    ResponderExcluir
  5. 2019, neste ano o Dia do Índio é feriado porque coincidiu com a Paixão de Cristo. Devemos refletir sobre a coincidência.

    ResponderExcluir