O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 18 de junho de 2011

Esquecedouros: a roda dos enjeitados

Falamos sobre dois lugares de esquecimento, L'Oubliette e o "disappointment room" em um post anterior. Cf. http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/06/esquecedouros.html.

Na semana passada identifiquei outro desses esquecedouros: a roda dos enjeitados.

Era uma espécie de janela, geralmente localizada na parede externa de conventos e igrejas, dotado de um dispositivo móvel que permitia colocar um bebê pela janela e, girando o dispositivo, fazer com que fosse recebido do outro lado do muro, já no interior do imóvel.








Local: Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus em Igarassu.

Dessa maneira, a pessoa que ia deixar a criança preservava o seu anonimato, já que não poderia ser vista do lado de dentro, e acho que é uma maneira piedosa de evitar que as crianças sejam, literalmente, jogadas na lata do lixo, como vem acontecendo nesses últimos tempos.

A constatação de que continua a acontecer o abandono de bebês em situação precária fez com que fosse reeditada a "roda dos enjeitados", e alguns hospitais da Europa agora dispõem de uma janela desse tipo. Cf. http://veja.abril.com.br/070307/p_073.shtml . Não sei como ocorre no Brasil, mas de vez em quando a gente sabe que um brasileirinho foi descartado como se fosse lixo.



Os "enjeitadinhos", as crianças abandonadas assim, iam para orfanatos e evidentemente não tinham informações sobre a sua origem familiar, que hoje é um dos direitos básicos previsto na Convenção sobre os Direitos das Crianças, especialmente no art. 8º (direito à identidade familiar) e art. 20, III, (direito à origem cultural). No Brasil a referida Convenção foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 28 de 1990, e promulgada através do Decreto nº 99710, de 21/11/1990.

No fim das contas há uma clara violação ao direito à memória individual, tanto nos aspectos da integridade e veracidade do passado, porque simplesmente as crianças não sabiam de onde vinham, o que faz que nós consideremos a "roda dos enjeitados", em sua versão antiga ou moderna, como um esquecedouro, apesar de reconhecermos o seu mérito humanitário.

Esse negócio de saber as origens é muito sério. Minha mãe, por exemplo, em flagrante violação à biografia da sua prole, afirma categoricamente que todos nós (seus filhos) fomos encontrados na porta do cemitério e fomos adotados.

5 comentários:

  1. Outro dia vi uma reportagem na tv sobre a reativação dessa roda na Alemanha. O detalhe é que mantiveram a tradição de fazer uma coisa que roda, mesmo se hoje em dia as mulheres não tem (segundo essa reportagem) o mesmo pudor ou mesma moral de outrora, não fazendo là muita questão do anonimato.

    Na França não hà roda. A mulher tem direito de ir ao hospital e não declarar sua identidade. Nessa situação, o médico preenchera o prontuàrio com a expresséao "parto sob x". A criança nasce e em seguida é encaminhada para adoção.

    Pra constar, vale dizer que tanto na Alemanha quanto na França o aborto é autorisado até +/- 4 meses de gestação. Passado esse tempo, ainda é possivel ir até a Espanha, onde o tempo é mais longo.

    ResponderExcluir
  2. Falando em França, enquanto eu estudava um pouco sobre a roda dos expostos, ou dos enjeitados, li que o filósofo Rousseau deixou cinco dos filhos dele nessa roda.

    ResponderExcluir
  3. Sério? Então quer dizer que a gente pode ser filha de Rousseau?

    ResponderExcluir
  4. Filha não, mas tatatatrataratratraneta pode até ser...

    ResponderExcluir
  5. Acho que também vou colecionar rodas de expostos. Coleciono relógios de sol, livros, xingamentos antigos, lembranças sobre lugares e cornucópias.

    ResponderExcluir