O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 25 de setembro de 2011

Lembrar Clara Nunes

Clara Nunes foi uma grande cantora brasileira, que infelizmente faleceu as 41 anos de idade, no dia 2 de abril de 1983.

Além de ser uma das maiores cantoras populares do Brasil, Clara Nunes também merece ser lembrada porque sua carreira artística foi a afirmação de sua identidade cultural. O modo de vestir-se nas apresentações, os adereços que usava, a temática das suas músicas, acredito, conseguiu contribuir para divulgar a beleza dos cultos afro-brasileiros:

http://www.youtube.com/watch?v=Gs17NDxlCTs&ob=av2n

Clara Nunes é uma presença marcante nas manhãs da minha infância. Minha mãe colocava o discão de vinil nas manhãs de sábado ou domingo, e nós fazíamos as tarefas domésticas ao som da voz dela, quase como uma música laboral.

Eu na verdade pouco ajudava na faxina, porque ficava prestando atenção às letras e dançando. A música que eu mais gostava de ouvir era essa do link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=eBVpMd0eMZU&ob=av2n

"Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela, será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?" Eu achava uma bobagem essa dúvida: é claro que era a morena que mexia o chocalho!

Depois fui descobrir que na verdade é o chocalho, o tambor, ou qualquer coisa que faça um barulho ritmado que mexe com a gente. Dependendo do ritmo, simplesmente não dá para ficar parado.

Além de ouvir, eu gostava de VER Clara Nunes cantando. Ela era tão bonita e sempre canta tão feliz, era divertido de assistir. E as roupas e os adereços? Sempre com lindos vestidos, geralmente brancos, e adornava os cabelos com flores, conchinhas, búzios, no final ela mesma ficava parecendo uma representação de Iemanjá.

E o melhor, Clara Nunes cantou uma de minhas músicas preferidas: Feira de Mangaio, acompanhada da preciosa sanfona de Sivuca. Ouvindo essa canção parece que eu sou transportada àquelas feiras tradicionais de produtos regionais, que conseguem sintetizar o modo de vida e os bens culturais cotidianos. A feira é um lugar mágico para a memória coletiva:

http://www.youtube.com/watch?v=V0KLXs0SCpE&feature=related

2 comentários:

  1. A mesma linda música (feira de mangaio) executada pela Orquestra Sinfônica da Paraíba: http://www.youtube.com/watch?v=E9nFiNKl3L4.

    Eu adoro essa música!

    ResponderExcluir