O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 11 de outubro de 2011

12 de Outubro - Feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Conta-se que em 12 de outubro de 1717 (?), dois pescadores encontraram por milagre uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul, região de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo.

Depois de muitas tentativas sem pescar peixe nenhum, ao chegarem no local do achamento, lançaram novamente a rede e "pescaram" o corpo da imagem sem cabeça. Depois, aí sim, por milagre, lançaram de novo a rede e recuperaram a cabeça.

Hoje essa mesma imagem repousa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo, considerado o maior templo mariano do Mundo. A estátua é adornada com uma riquíssima coroa e um manto azul, doados pela Princesa Isabel.

Falando em Princesa Isabel, que assinou a lei (áurea) de abolição da escravatura, um dos milagres associados à Nossa Senhora Aparecida foi o rompimento das correntes de alguns escravos presentes, que ainda podem ser vistas no teto da "sala dos milagres" da Basílica, segundo dizem, o que dá verossimilhança à estória.

A história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao lado das lendas, é muito dramática e simbólica. Em 1978 sofreu um gravíssimo dano, que a reduziu em quase duzentos pedaços, sendo restaurada por Maria Helena Chartuni.

Para conhecer a imagem de Nossa Senhora Aparecida: http://www.google.com.br/imgres?q=nossa+senhora+aparecida&hl=pt-BR&safe=off&biw=716&bih=697&gbv=2&tbm=isch&tbnid=4SuFJR-7ZUcf8M:&imgrefurl=http://www.paroquiabompastorjf.com.br/&docid=dVn9U3xCmVtsEM&w=400&h=300&ei=8imUTtiYDIL30gG2zPjTBw&zoom=1&iact=hc&vpx=244&vpy=354&dur=62&hovh=194&hovw=259&tx=141&ty=129&page=2&tbnh=137&tbnw=188&start=11&ndsp=9&ved=1t:429,r:4,s:11

Finalmente, lembro que Nossa Senhora Aparecida é uma das poucas "virgens negras". Na verdade, na verdade, a sua representação não é de uma virgem negra, mas devido à ausência de policromia, dizem que por permancer submersa nas águas do Rio Paraíba do Sul, e por haver sido enegrecida pela fumaça das velas.

Certo, e qual é a relevância disso? Bem...há muito tempo (?), li em algum lugar (? memória traiçoeira, onde tempo e espaço se perdem), que as virgens negras possuem um significado alquímico, provavelmente uma representação da matéria-prima da Grande Obra, o que contribui para incrementar a sua aura simbólica.

O feriado foi instituído pela Lei Federal nº 6802/80, abaixo transcrita:

"LEI No 6.802, DE 30 DE JUNHO DE 1980.

Declara Feriado Nacional o Dia 12 de outubro, Consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Brasília, em 30 de junho de 1980; 159º da Independência e 92º da República.

JOÃO FIGUEIREDO
Ibrahim Abi-Ackel"

Como na nossa República laica nós temos um "culto público e oficial", desejo a todos, devotos e não devotos, inclusive os praticantes de outras religiões e cristãos de todas as denominações, um bom feriado!

6 comentários:

  1. Onde está o culto público e oficial? Nunca vi.

    ResponderExcluir
  2. Neste ano de 2014, o feriado ocorreu em um domingo. Achei bem interessante a predominância de referências ao "Dia das Crianças", e não à comemoração religiosa.

    ResponderExcluir
  3. 2015, feriado na segunda-feira, milagre de N.Sra. Aparecida.

    ResponderExcluir
  4. 2016, feriado na quarta-feira. O caminho da virtude não é o meio da semana.

    ResponderExcluir
  5. 2019, sábado. Predominância do dia das Crianças. Crianças a quem não se transmitiu a devoção a N.Sra. Aparecida.

    ResponderExcluir