O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 10 de dezembro de 2011

Alecrim e memória

O alecrim é uma erva muito associada à boa memória. A palavra "alecrim" tem origem árabe, como geralmente acontece com as palavras portuguesas que começam com "al"(alface, alfaiate, alcachofra, almofada, alcatifa, álcool, aldraba, aldebarã,alguidar, algarismo, álgebra, alvará, entre outros).

Na língua portuguesa também é conhecida como anecril ou rosmaninho, sendo essa última palavra derivada do Latim Rosmarinus (Rosa do Mar, segundo MALLON, 2009, sendo associada com Vênus, e portanto com propriedades afrodisíacas) ou "orvalho do Mar".

Pode ser definida como :"Planta aromática da fam. das leguminosas, Rosmarinus officinalis ou Halocalyx graziovii, usada como remédio e condimento"(FRANCA, 1994, p. 49).

O alecrim simboliza a lembrança,por isso era utilizada para fortalecer a memória pelos estudantes na Antiga Grécia, que carregavam um ramo de alecrim no dia de provas e exames. Era também utilizada em funerais e colocadas no caixão, como sinal de que o falecido não seria esquecido (MALLON, 2009, p. 199).

Referências

MALLON, Brenda. Os símbolos místicos - um guia compelto para símbolos e sinais mágicos e sagrados. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

FRANCA, Rubem. Arabismos - Uma mini-enciclopédia do mundo árabe. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife: Editora Universitária da UFPE, 1994.

Um comentário:

  1. Novidade que o alecrim ajuda a memória, sério? https://br.noticias.yahoo.com/esse-tempero-pode-fazer-seu-filho-ir-bem-na-escola-200006056.html

    ResponderExcluir