O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 4 de março de 2012

Grilo na cuca

"Grilo na cuca" é uma daquelas expressões intraduzíveis forjadas nas oficinas da língua portuguesa.

Você lembra do que significa? Você ainda usa?

Grilo na Cuca significa que você está preocupado com alguma coisa. Muitas pessoas ainda falam que estão "griladas" com alguma coisa, mas nunca mais ouvi ninguém dizer (além de mim) que está com grilo na cuca.

Acho importante preservar essa fauna linguística: grilo na cuca, pulga atrás da orelha, bicho de pé, piolho que anda pela cabeça dos outros (para quem segue sem crítica a opinião alheia), e todos os seres vivos que pululam no corpo humano de forma simbólica.

Se bem que o bicho de pé e o piolho devem ser combatidos quando não estão disfaçardos de metáfora.

Enfim, para contextualizar o uso da expressão "grilo na cuca", nada melhor do que esse vídeo de Dudu França, cantando o seu maior sucesso:http://www.youtube.com/watch?v=PRYtO2qgLcM.

Esse vídeo é inesquecível.

4 comentários:

  1. Foi a primeira vez q vi esse video.

    Não me lembro de ver visto esse programa de tv. Eu não tinha direito de ligar a tv em 1978.

    Mas a musica eu conhecia de cor :p

    ResponderExcluir
  2. Eu também não tinha direito de tocar na tv. Se pudesse, teria desligado vários aparelhos ao longo da infância, porque era obrigada a assistir cada coisa...

    Por que,quando assistimos aos vídeos da década de 80, tenho a sensação de que as pessoas saíam da feira para gravar os programas? Albino fez essa observação, e eu concordo.

    Década de 80...eu estava lembrando que minha irmã comprou para o natal de 1981 uma camisa que fazia propaganda de uma marca de cigarro. Ela ficava tão orgulhosa em usar aquela camisa: era a personificação do sucesso.

    Tempos difíceis.

    ResponderExcluir