O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 20 de março de 2012

Preparativos para o feriado de 21 de abril (Tiradentes): reflexões sobre o significado da Inconfidência Mineira

Mineiros são as pessoas nascidas no Estado das Minas Gerais, que se situa na região Sudeste do Brasil.

Os mineiros cultivam a fama de serem as pessoas mais educadas e discretas do Brasil:


http://www.jumentrix.com.br/2011/03/mineiro-e-discreto-educado.html


Nós crescemos ouvindo esse esteriótipo: mineiro é discreto, mineiro é calado, mineiro come quietinho. Tem até música celebrando essa discrição toda:

Mineirinho - de Alexandre Pires

"Eu não tenho culpa de comer quietinho
No meu cantinho boto pra quebrar
Levo a minha vida bem do meu jeitinho
Sou de fazer não sou de falar (bis)
Quer saber o que tenho pra lhe dar
Vai fazer você delirar
Tem o sabor de queijo com docinho
Meu benzinho você vai gostar
É tao maneiro uaí
É bom demais
Não tem como duvidar
O meu tempero uaí
Mineiro faz
Quem prova se amarra
Aí aí não tem como duvidar
Faz faz quem prova se amarra".

Então, como é que a gente vai compatibilizar esse caráter discreto com um movimento libertário frustrado caracterizado, exatamente, pela indiscrição: A Inconfidência Mineira. Parece uma contradição em seus próprios termos, não é?

Inconfidente é aquele que viola o dever de sigilo. Então, pelo menos um mineiro, em algum período da nossa história, falou o que não devia.

Afinal, quem nomeou esse movimento libertário de "Inconfidência". Será que os participantes se denominavam assim?

Em 2008 eu fui a Minas Gerais, e lá ouvi uma piada histórico-sociológica que eu nunca esqueci. Eu perguntava a um nativo porque os mineiros são conhecidos pela discrição, ele respondeu que "da última vez que um mineiro falou demais, um cara morreu". Ele estava falando de Tiradentes, que foi delatado pela inconfidência de algum de seus companheiros.


Tiradentes, ele mesmo um bom mineiro, não falou nada e nem entregou ninguém (e por isso é considerado mártir-herói) . É por isso que eu não concordo quando o chamam de inconfidente. Ele não foi inconfidente, ao contrário, foi o único que guardou segredo.


Não sei se essa inconfidência (que culminou com a morte de um cara, segundo a piada) constitui-se em uma memória coletiva tão traumática ao ponto de moldar a discrição dos mineiros.

Lá parece haver a sensação de que falar demais é até pecado. Parece que nesse caso a História ensinou mesmo.

9 comentários:

  1. Eles falam pouco, e quando falam, é no dialeto mineirês.

    http://desciclopedia.ws/wiki/Miner%C3%AAs

    O Mineirês (Mneres) é um dialeto do Português, falado em Minas Gerais e no Estado do Triângulo uai (mas não diga isso pra qualquer triangulino, porque muitos não gostam muito de outros "países"). Cê nunca ouviu falá, não ? Sê bêsta sô, vai istudá intão, uai!

    ResponderExcluir
  2. Você, que conhece melhor a matéria, concorda que os mineiros são discretos?

    ResponderExcluir
  3. Fui procurar a origem do nome "Inconfidência", que parece estar associado ao crime do qual foram acusados os revoltosos.

    Segundo pesquisas na internet (a confirmar a veracidade), os indigitados autores incorreram no crime previsto nas Ordenações Filipinas, Livro V, título 6, e definidas como "traição contra o rei":

    "Lesa-majestade quer dizer traição cometida contra a pessoa do Rei, ou seu Real Estado, que é tão grave e abominável crime, e que os antigos Sabedores tanto estranharam, que o comparavam à lepra; porque assim como esta enfermidade enche todo o corpo, sem nunca mais se poder curar, e empece ainda aos descendentes de quem a tem, e aos que ele conversam, pelo que é apartado da comunicação da gente: assim o erro de traição condena o que a comete, e empece e infama os que de sua linha descendem, posto que não tenham culpa.

    Essa quebra de confiança em re~lação ao Rei, ao que parece, chama-se Inconfidência, daí o nome inconfidentes. Então, o sentido atual do termo parece ser diferente daquele vigente à época de Tiradentes.

    ResponderExcluir
  4. Denise,

    A única mineira que eu conheço fala pelos cotovelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pais e irmãos são mineiros, assim como meus antepassados conhecidos, inclusive mineríndios.

      Mas eu escapei do meu destino pela tangente, pq nasci qdo minha familia decidiu ser nômade.

      E o fator determinante da minha ruptura foram os três papagaios que tive como animais de estimação: Lourival 1 e 2 e Persival.

      Todos afugados. Ingratos inconfidentes do país do Amazonas.

      Excluir
    2. Enfim, se é que tu tà falando de mim... ahahahah
      ---------
      Eu não sou um robô!

      Excluir
  5. Ah...muito bom o texto da desciclopédia. Não é meio ofensivo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho ofensivo. Até pq foi escrito, tenho certeza, por mineiros. Um não-mineiro não seria capaz de escrever aquilo, simplesmente pq ele não entende. Tenho pra mim q mineiros gostam dessas "particularidades" da lingua deles e até a preservam com um certo orgulho.
      __________
      Não diria q os mineiros são exatamente discretos. A discrição neles é apenas uma conseqüência do fato de que eles preservam a tranquilidade. Ou seja, não gostam de ser incomodados, nem tirados das suas rotinas. A menos q vc tome discrição como sinônimo de circunspecção, o q eu acho que é possivel e, nesse exemplo, igualmente valido.

      Exemplo do q digo, o dialogo abaixo, extraido de fato vivido:

      - Deníís!! Bééimmm!!! Oncotô?
      - No Galo da Madrugada, tia.
      - Mé..., i proncovô?
      - Segue a multidão.
      - Mé i si eu num vortà?
      - É assim mesmo, tia. A gente sai do outro lado.
      - Mé i si eu mi perdê docê? E si nois si perdê nesse mundo?
      - É a brincadeira.
      - Quér mar não. Vô vortà pro meu barraco.

      Excluir
    2. HAHAHAHAHA. Lindinha essa sua tia. A gente tem que dar o desconto porque essa situação é, como diriam por aqui, periquitante.

      Acho que você tem toda razão. Mineiros não são discretos, são circunspectos.

      Excluir