O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lembrar Raul Seixas

Raul Seixas foi um grande compositor e cantor brasileiro, nascido em 28/06/1945 na cidade de Salvador, e faleceu em 21/08/1989.  É uma das figuras mais legais da música brasileira, com um estilo muito próprio, roqueiro meio místico, altamente filosófico e meio confuso, que assumiu ares meio messiânicos.

É o tipo de personalidade necessária para garantir o colorido do mundo.  Para conhecê-lo, basta dar uma pesquisada no youtube.  Alguns dos meus vídeos favoritos são: "Maluco Beleza" (http://www.youtube.com/watch?v=gm9rsniAe_o&feature=related); Metamorfose Ambulante 9http://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g&feature=related),  Eu nasci há dez mil anos atrás (http://www.youtube.com/watch?v=3j2x29Lymtc&feature=related), Gita (http://www.youtube.com/watch?v=0OanzTYmX2Q&feature=related).

Esse post não é motivado pelo esquecimento, já que Raul Seixas é lembrado consistentemente pelos fãs.  Aliás, ele é um ótimo exemplo de  lembrança celebrativa espontânea, já que não existe um  espetáculo musical em que alguém deixe de gritar:  "Toca Raul!".

"Toca Raul" é uma exigência do consumidor cultural, que passou de mania nacional a tradição. Se houver alguém executando qualquer gênero musical, que tenha a bênção de ter pelo menos um ouvinte, com certeza vai ser intimado a tocar alguma música (qualquer música) de Raul Seixas.

A origem desse grito já foi objeto de reflexões (cf. http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1276358-7085,00-G+INVESTIGA+A+ORIGEM+DO+FAMOSO+GRITO+TOCA+RAUL.html), mas não acredito que alguém vá conseguir determiná-la. 

E na verdade, saber a origem do grito não é o mais importante. Mais legal é perceber a criação de um costume (ou tradição, como queiram) de exigir a execução das músicas de Raul Seixas, ao ponto de criar um dever moral para bandas e cantores: há alguns que, quando são instados, até as tocam.

Há outros que resistem, como Zeca Baleiro, que fez uma "música de protesto" chamada "Toca Raul": http://letras.mus.br/zeca-baleiro/1155691/, que na verdade é uma grande homenagem ao falecido compositor e também a esse hábito recém-adquirido dos brasileiros.

Particularmente, acho incrível a persistência da memória de Raul Seixas. É lembrado em qualquer espetáculo, não importa o gênero musical.  Já ouvi o "Toca Raul" até em uma apresentação da orquestra sinfônica na minha cidade, e infelizmente, não executaram qualquer composição dele.

Tem outro detalhe: qualquer música dele serve para atender ao apelo.  Não há uma exigência específica de "toca tal música". Não. Qualquer música é boa, e ninguém vai reclamar de ouvir Raul Seixas, acredite.

E depois dizem que o brasileiro não tem memória. Absurdo.

Além disso, é bom lembrar que o Maluco Beleza era antes de tudo um libertário, que não se furtou em dar a sua opinião política contra a ditadura militar, e pagou um alto preço. Foi torturado para denunciar os membros da "Sociedade Alternativa": http://www.youtube.com/watch?v=3lfFllXLAMY, imaginem.

Considerando que no próximo mês, no dia 21 de agosto, completará 23 anos do falecimento, até lá ouvirei uma música de Raul Seixas por dia para celebrar a sua memória, e também para o meu próprio deleite, já que não será nenhum sacrifício.

Lembrar Raul Seixas:o roqueiro cidadão, maluco beleza democrático, que infelizmente partiu muito cedo.

7 comentários:

  1. Mosca na sopa: http://www.youtube.com/watch?v=JOghMtSaA5E.

    ResponderExcluir
  2. Ouro de tolo: http://www.youtube.com/watch?v=2kRMdzfFf8M

    ResponderExcluir
  3. Ouro de tolo = pirita.
    Nunca me conformei com isso, porque pirita é tão bonito...

    ResponderExcluir
  4. Ontem, se vivo fosse, Raul Seixas completaria 70 anos. Sei que esse tipo de comemoração não é possível (se vivo fosse?), mas foi uma oportunidade de ser lembrado pelos fãs.

    ResponderExcluir
  5. Lembrar Raul Seixas, com a linda interpretação da maluquinha beleza Tsubasa Imamura: https://www.youtube.com/watch?v=ALAFuwC2qls

    ResponderExcluir
  6. Toca Raul.
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/10/16/homem-tem-ataque-de-furia-apos-flagrar-filho-ouvindo-luan-santana-no-es.htm?cmpid=fb-uolnot

    ResponderExcluir