O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RESGATANDO INSTITUIÇÕES ANTIGAS...ORÁCULOS E PITONISAS

Um oráculo é um procedimento divinatório, através do qual se tenta prever, antecipar ou entender o futuro.  Existem muitas formas de oráculo e adivinhação tradicional: interpretar a borra do café na xícara. interpretar entranhas de animais, a bibliomancia (ler páginas ao acaso de determinado livro), sonhos, geomancia, entre outras.

A minha forma preferida vem da Grécia, em que mulheres em estado alterado de consciência diziam frases ininteligíveis, e ainda eram respeitadas por isso.  Hoje, se você tentar proferir qualquer opinião em estado de embriaguez física ou emocional, as pessoas não vão respeitá-la e ainda vêm com aquela conversa de que você deve estar na TPM.

Resgatar as artes divinatórias, e as pitonisas em particular, pode contribuir bastante para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, e também diminuir essa sensação generalizada de insegurança que experimentamos nas grandes cidades. 

Imaginem que maravilha:  você precisa fazer uma viagem no feriado e tem temores em relação à sua segurança pelo estado de conservação das estradas e por eventuais assaltos que podem ocorrer.  Para se tranquilizar, basta ir ao apartamento de sua vizinha pitonisa e pedir uma previsão.

Se ela fosse uma pitonisa tradicional, por causa dos gases tóxicos que inalavam, provavelmente balbuciaria palavras sem sentido, que você interpretaria ao seu favor, porque nós humanos somos assim. Puxamos a brasa hermenêutica para a nossa sardinha existencial.

É muito melhor viajar tranquilo depois de ouvir uma pitonisa, não restam dúvidas.  Entretanto, para resgatar essa instituição antiga, é preciso realizar algumas adaptações:

1) Proibir o uso de substâncias inebriantes, que dificultam a dicção.  O estado alterado da consciência deve ser um talento natural (a pessoa já deve ser normalmente sem noção), ou também sazonal (questões hormonais).

2) As pitonisas só devem dar a sua opinião quando provocadas, para manter a sua neutralidade.  O princípio da inércia é basilar e garantirá uma diminuição na quantidade de gente fazendo adivinhações na internet, publicações para adolescentes e etc.

3) As pitonisas não devem receber remuneração em pecúnia e nem contratar com o Poder Público.  O serviço deve ser prestado por questões honoríficas e caritativas, sem fins lucrativos e com caráter eminentemente privado.

4) As pitonisas devem usar trajes adequados. Chega de explorar o corpo feminino. 

6 comentários:

  1. Estás vendo? Onde estão as pitonisas quando precisamos delas? Elas seriam fundamentais nessa época de Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  2. Diante dos resultados do primeiro turno das eleições 2014, acredito que os institutos de pesquisa seriam substituídos com vantagem pelas pitonisas. Errar 63% das previsões leva qualquer um ao descrédito. É melhor perguntar ao polvo da Copa.

    ResponderExcluir
  3. Onde estão as pitonisas quando precisamos delas? Elas seriam fundamentais nessa época de impeachment.

    ResponderExcluir
  4. Depois que os Simpsons previram o Prêmio Nobel de Economia de 2016 (http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/os-simpsons-previram-vencedor-do-nobel-de-economia-seis-anos-antes-20281625) e a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais (http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/simpsons-previu-donald-trump-como-presidente-dos-eua-ha-16-anos.html), acho que já podem ser considerados oficialmente uma espécie de oráculo. Estudemos os episódios com atenção, como se fossem quadras de Nostradamus.

    ResponderExcluir
  5. Onde estão as pitonisas quando precisamos delas? Nenhuma antecipação para 2020 e nenhuma previsão para 2021.

    ResponderExcluir