O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ainda a censura

Pensando sobre a censura (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/09/censura-memoria-coletiva-e-direito.html), acabei lembrando daquele certificado que era exibido antes dos programas na televisão.

Lembram?

Parecia um diploma, que trazia o brasão das armas nacionais da República Federativa do Brasil (símbolo nacional mal utilizado, que pena), com o nome da manifestação cultural, a classificação etária.  O mais importante, e que o documento não dizia mas a gente deduzia, é que foi devidamente fiscalizado pela censura e aprovado pelo regime ditatorial.

Para ver esses certificados, basta ir no Google Image e colocar as palavras "censura" e "certificado".

Eu lembro tanto desses certificados... mas principalmente lembro que só era possível lê-los mesmo na tela grande do cinema.  Na televisão era muito pequeno, meio borrado, e quando ele aparecia era a senha de correr para o banheiro, porque o programa ia começar.

Da primeira vez que eu vi, na tv por assinatura, a classificação indicativa (faixa etária e uma descrição sucinta do conteúdo do programa), confesso que senti um calafrio.  Agora eu até gosto de ler, porque às vezes a descrição é mais dramática que o programa (contém cenas de violência, conflitos psicológicos, erotismo etc...), e não conseguem executar isso tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário