O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 26 de janeiro de 2013

Carpideiras

As carpideiras eram mulheres contratadas para chorar e lamentar em funerais, homenageando os mortos com suas lágrimas e seus cantos.

Pode se dizer que é uma profissão muitíssimo antiga, ainda que esteja em desuso. Por que as carpideiras eram contratadas?  Eu tenho algumas teorias:

- Porque todo morto precisa ser lamentado corretamente.  Então, para que o ritual fúnebre seja digno, o lamento também tem que seguir as regras da conveniência social e da eficiência. Com a carpideira evitamos dois sérios problemas: o primeiro, de não ter quem chore pelo morto; e o segundo, evitam-se manifestações fora dos padrões daquelas pessoas que não são profissionais.

- A carpideira também é muito importante para a "dignidade" do morto porque ela pode estabelecer uma versão digna para a morte.  Imagine que a pessoa faleceu de uma alguma doença estigmatizada, ou em situação social não muito boa para a sua honra.  Por exemplo, o sujeito morreu de enfarto enquanto estava na casa da amante.

É aí que entra a carpideira:  ela pode lamentar que ele morreu em casa, dormindo, e espalhar no próprio velório a versão mais compatível com os bons costumes.

- Por sua experiência em funerais, a carpideira também pode ajudar os entes queridos a atravessar a cerimônia de maneira mais tranquila, pois conhece todos os procedimentos.  Acredito que a carpideira também pode consolar os vivos.

Lamento não ver mais esse tipo de profissional, embora certamente já tenha me deparado com algumas carpideiras voluntárias, que vão a funerais  de desconhecidos só para participar do evento.  Sim, existe toda uma gama de indivíduos que frequenta funerais por prazer, debatem sobre ornamentos e marcas de caixão, e até agendam datas para comparecer a cerimônias diversas.

Eu sempre tive fascinação pelas carpideiras, e acho que elas merecem um estudo sério, que talvez algum dia me proponha a fazer.  E se eu não o fizer, contratarei uma para juntas chorarmos pelo artigo não escrito.

3 comentários:

  1. Vi em um dicionário etimológico que o verbo "carpir" deriva do Latim, e significa lacerar, despedaçar-se, arrancar [puxar os cabelos].

    Pensei que esse negócio de arrancar os cabelos quando a pessoa está muito nervosa ou preocupada era uma espécie de exagero, mas mudei de idéia quando aconteceu comigo.

    Eu tinha que escrever alguma coisa, não me lembro se era acadêmico ou era alguma petição, e via o prazo se acabando e não estava conseguindo. Senti uma dor na cabeça e quando vi, estava puxando os cabelos!

    Esse despedaçamento do carpir não combina com a minha idéia de carpideiras, que são sempre senhoras muito sérias e tristes. Nunca soube nada sobre arroubos de carpideiras.

    ResponderExcluir
  2. hahahaa, adorei o texto!

    ResponderExcluir