O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pente

Adoro objetos antigos, e no post  http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/10/penico.html fiz uma homenagem ao penico.  Acho fundamental manter esses objetos em uso, porque essa informação é essencial à sua inteligibilidade.

Outro objeto sensacional é o pente.  Quando eu era da quinta série (agora não sei como se chama, acho que é primeiro ano do Ensino Médio), eu li em um livro de História que o pente já existia durante o período Neolítico, e muitos foram encontrados em escavações arqueológicas.

Como acredito que essa antiguidade toda confere muita dignidade ao objeto, desde então eu parei de usar escovas de cabelo e só uso pentes.

E toda vez que eu vou usar um pente, lembro que ele é um objeto que remonta ao período que se denomina "Pré-História", que ele já foi feito de diversos materiais, e que o meu é de plástico.  Deve ser por isso que eu demoro tanto penteando o cabelo.

Já um tive pente de madeira, mas ele é muito frágil.  Acho que vou tentar fazer um pente de osso, como faziam os antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário