O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lembrar Simonides de Ceos

Simonides de Ceos (séc. VI a.C?) foi um poeta grego, considerado o "pai" da mnemotécnica, ou Arte da Memória.

A fama dos poderes mnemônicos dele deve-se ao seguinte episódio:  Simonides foi convidado para um banquete, e durante o evento retirou-se da sala, que acabou desabando e matando todos os convidados.  Além de ser o único sobrevivente, ele também foi capaz de lembrar e identificar cada um dos convidados, que assim puderam ser devidamente reconhecidos.

Desde a Antiguidade (ocidental) a mnemotécnica é ligada à Oratória, e assim permaneceu até o medievo (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/deusa-memoria.html). Após a invenção da imprensa, e modernamente com as ferramentas de registro em áudio e vídeo, e o compartilhamento quase ilimitado de arquivos e informações através da internet, alguns acreditam que a arte da memória morreu.

Não neste blog.  Aqui Simonides ainda é lembrado, e é nosso herói.

Lembrando desse episódio, toda vez que inicia um novo semestre na Universidade, faço o exercício de memorizar o nome e rosto dos novos alunos, em função de sua posição na sala de aula.  Se conseguir executar corretamente as técnicas, a partir da segunda aula já consigo aprender e memorizar todos.

Isso é extremamente útil para Fabiana, a professora, pois:

a) Sei exatamente quem é assíduo, e pontual, e quem não é.

b) Identifico as relações de amizade e preferências topológicas (posição na sala);

c) Percebo imediatamente quando há uma alteração na geografia da sala.  Principalmente em dias de provas, é muito interessante perceber quem muda de lugar por razões escusas;

d) Embora menos útil, também dá para perceber a dinâmica das relações sociais.  Namoros que começam e acabam, amizades iniciando, estremecidas ou finalizadas.  Tudo isso por saber quem e onde.

Enfim, os meus alunos não apreciam muito esse meu exercício.  No início, quando que eu chamo alguém pelo nome, às vezes as pessoas se assustam e acham que foram "marcadas". Pensam que fizeram alguma coisa errada e, por esse motivo, eu os perseguiria até os confins do semestre...Gente estressada.

"Marcado" não é a expressão correta,e sim "notados".  Notae, na mnemotécnica medieval, eram os elementos característicos usados para fixar a imagem da coisa ou idéia que se queria reter na memória.  Então é só fazer associações para memorizar, destacando esses elementos característicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário