O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resgatando conhecimentos tradicionais (2): Medir o tempo

No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/02/resgatando-conhecimentos-tradicionais.html iniciamos uma reflexão sobre a perda de conhecimentos antigos, que acompanham a Humanidade desde tempos imemoriais, mas que foram esquecidos pelo desuso.

Já falamos sobre fazer fogo sem utilização de utensílios modernos (ainda não consegui), e meu irmão construiu um arco e também suas flechas. Agora, acredito que precisamos reaprender a medir o tempo como faziam os antigos, por isso decidi construir uma clepsidra (relógio de água), um relógio de sol  e vou estudar sobre ampulhetas.

Sei que em alguns parques e praças públicas possuem relógios de sol e água, então também resolvi que vou colecionar fotografias desses lugares.

Apenas para incluir um detalhe pessoal, e considerando o meu direito à livre manifestação de pensamento e expressão, gostaria de consignar que não uso relógios de pulso por motivos ideológicos.  Acredito que são grilhões disfarçados, que aprisionam o homem a uma concepção de tempo padronizada, que não respeita a diversidade dos tempos sociais.

Além disso, geralmente tenho alergias.

E não, o relógio de pulso não foi inventado por Santos Dumont.

6 comentários:

  1. Fabi, fiz uma foto do relógio solar do antigo Engenho Araripe. Ele foi preservado por uma usina em Igarassu. Dá uma olhada nesse site: http://desbravandopernambuco.blogspot.com.br/2013/03/igarassu.html
    Bjs, Milena

    ResponderExcluir
  2. Jà colocou este exemplo na lista pra não esquecer??
    http://www.youtube.com/watch?v=d8Yyl7ljhsA

    ResponderExcluir
  3. Você e sua obsessão por alfenins. Acho que a solução vai ser você aprender a fazer, Denise, porque faz tempo que não vejo nenhum para comprar.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Milena. Muito obrigada! Esse vai para a coleção.

    ResponderExcluir
  5. 1) Construir um relogio solar é facil, dificil é colocar ele no lugar certo.

    2) Pare de denegrir a imagem de S. Dumont. Foi ele sim quem inventou o relogio de pulso e a escada japonesa de um passo so também.

    Oxe, jà não bastam os guias de turismo na frente da casa dele na avenida Champs Elysées dizerem que ele era, como o proprio nome indica, francês?!? E não vou nem falar dos livros de historia em francês que contam a invenção do avião e omitem solenemente o nome do pobrezinho, faltando somente dizer que ele não tava nem là no 14bis naquele dia.

    Agora uma coisa o pessoal repete por aqui: tinha uma cara, mei brasileiro, que ia tomar chà das 5 na casa de amigos em Paris, e chegava no avião chamado Demoiselle. Existe uma replica em tamanho natural no aeroporto de Marselha, dele e do avião. Mas como em nenhum momento se diz que foi ele quem inventou que quer que seja, o cara acaba passando por um burguês metido do século passado.

    Acho que é caso de reabilitação da memoria do morto!! Veja isso aê!

    3) Porque so pra Milena você fala que é lindo???

    4) Eu não vou aprender a fazer alfenins porque eu jà sei. E eu coloco leite de côco dentro, q é pra enfiar logo so dois pés na jaca!

    ResponderExcluir
  6. Há controvérsias sobre a paternidade do avião, mas não vou me meter nisso. Já existia o relógio de pulso, então, como foi que Santos Dumont o inventou?

    Vamos espalhar relógios de sol, de água e ampulhetas pelo mundo, mesmo que não funcionem! A gente diz que são obras de arte.

    ResponderExcluir