O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 20 de agosto de 2013

Coisas que não fazem sentido

Aqui onde moro há expressões e coisas que não fazem sentido:

- se querem dizer que nesse mesmo dia (por exemplo, quarta-feira) da próxima semana acontecerá alguma coisa, é de hoje a oito (dias). Por exemplo, a prova acontecerá de hoje a oito. Se considerarmos a quinzena, será de hoje a quinze.

Não faz sentido. Conte, são sete dias. O problema é que as pessoas incluem o dia de hoje na contagem, aí fica oito dias.

- Aqui na minha região, as garotas são chamadas de boy.  Boyzinhas. 

- Utilizar comparações espaciais com  medidas absolutamente desconhecidas.  Por exemplo: "imagine, Fabiana, essa área é equivalente a três campos de futebol".  Continuei sem saber o tamanho.  A minha televisão tem 32 polegadas, então, a área tem 96 polegadas?

Aliás, por que ainda se fala em polegadas?

Esse é um post em construção e aberto a sugestões.  Vou continuar colecionando coisas que não fazem sentido nos comentários abaixo.

2 comentários:

  1. Demorei anos pra entender essa expressão "de hoje à oito". Ouvia isso sempre na escola, quando fui morar em Recife. Muitas vezes eu perdi data de entrega de trabalhos, tarefa de casa, festas e treino de vôlei.

    As vezes eu perguntava quando era o tal dia, mas geralmente eu levava um fora, inclusive dos professores. Eu criei até um trauma.

    Dai que inventei a minha regra: toda vez que a pessoa disser "de hj à 8' quer dizer o mesmo dia da semana que é hoje, sendo que na semana seguinte.

    ResponderExcluir
  2. Quando uma comida está muito boa , aqui se diz que é o "veneno".

    Essa é uma forma reduzida de comparar a comida (deliciosa) com veneno de rato. Os mais tradicionalistas comem e dizem: está "o veneno do rato".

    Há por quem opte utilizar metáforas sonoras, e diz-se está o "pipoco do trovão". Em algumas cidades fala-se "papoco do trovão". Na forma reduzida: "esse bolo está o pipoco".

    ResponderExcluir