O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ato institucional nº 5: 45 anos

Co-memorar não é sinônimo de festejar, mas sim uma ocasião de lembrar juntos.  É nosso dever de memória lembrar esses momentos que marcaram a nossa vida coletiva.

No mês de dezembro de 2013, o Ato Institucional nº 5/68 completou 45 anos.  Para conferir o texto legal: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=194620&tipoDocumento=AIT&tipoTexto=PUB

Esses foram os personagens que assinaram o ato institucional nº 5, e alguns dele fizeram parte (e ainda) da vida pública mesmo depois da queda do regime:

A. COSTA E SILVA
Luís Antônio da Gama e Silva
Augusto Hamann Rademaker Grünewald
Aurélio de Lyra Tavares
José de Magalhães Pinto
Antônio Delfim Netto
Mário David Andreazza
Ivo Arzua Pereira
Tarso Dutra
Jarbas G. Passarinho
Márcio de Souza e Mello
Leonel Miranda
José Costa Cavalcanti
Edmundo de Macedo Soares
Hélio Beltrão
Afonso A. Lima
Carlos F. de Simas
 
É uma característica do período de transição brasileira, não sei como e nem por que, apartar os personagens dos fatos históricos.  Mesmo quando há bustos comemorativos ou homenagens como nomeação de logradouros públicos, a questão histórica do seu papel parece ser abstraída.
 
Essa abstração permitiu que esses personagens continuassem a exercer importantes cargos no período de transição, a exemplo do que ocorreu com Jarbas Passarinho, que se tornou Ministro da Justiça no governo Fernando Collor, o que mostra que a transição brasileira, na verdade, significou a continuidade das práticas e personagens do período anterior.
 
A memória (e a História) permite (m) saber o que, quem, como, quando, onde, por que e para que. Só precisamos utilizá-las como instrumentos, que são, para aprender e tomar decisões fundamentadas e coerentes, inclusive na hora de votar.

4 comentários:

  1. Taí, gostei dessa abordagem de listar os nomes, e de fazer o "antes e depois" de Jarbas Passarinho.

    ResponderExcluir
  2. 13 de dezembro. Aniversário do AI-5: 48 anos. Nessa data também foi aprovada a PEC 241 (55) sobre os investimentos - "gastos" - do Estado Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. 13 de dezembro. Aniversário do AI-5: 49 anos.

    ResponderExcluir