O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 2 de fevereiro de 2014

Diálogo Surreal (4): músicas de trabalho

Considero as músicas de trabalho uma parte importante da memória das categorias profissionais. Pregões, aboios, canções de lavradores e lavadeiras.  Estou sempre observando músicas de trabalho, e quando dou a sorte de encontrar alguém que exerce ofícios tradicionais, vou ficando por ali para ver se aprendo alguma coisa.

Tudo isso, para explicar como chegamos nesse diálogo surreal:

- Eu: Esse rio de chama "Lençóis" por que?

-  Dizem que os garimpeiros de diamante cobriam a cabeça com lençóis, e de longe parecia que havia muitos, daí o nome do rio.

- Eu: Certo...Pensei que era por causa das lavadeiras....Há lavadeiras aqui na cidade de Lençóis?

- Tem sim.  Elas lavam a roupa logo ali abaixo, e estendem na beira do rio.

-  Eu:Que legal! E elas costumam cantar enquanto trabalham?  Você já ouviu? O que elas cantam?

-  As senhoras mais velhas cantam, mas mais novas não.

- Eu:  É mesmo? (essa sou eu vislumbrando uma fratura na transmissão do patrimônio imaterial das lavadeiras de Lençóis), que pena...  Por que será que elas não cantam?

-  Por que passam o dia falando do povo no Facebook, e usando o telefone perto do rio.
(...)

3 comentários:

  1. Fabi, eu acho legal também o canto dos escravos indo p a lavoura, com melodia sem letras. Ou o cântico de ama-de-leite, pex. Eu sempre me perguntei se tinha um sentido (de um dialeto perdido entre uma geração e outra de pessoas feitas escravos) ou se eram (apenas) fonemas encadeados como faz toda mãe que fala ao seu bebê. E tem tb o exemplo do scat no inicio de Ponta de areia de Milton Nascimento, que é um canto de escravos.

    E veja que tem casos em q a tal musica pode ganhar uma significação outra. O cantico "lêlê-lêlê" virou sinônimo de trabalho, v.g. vou para o lêlê. Embora eu não saiba te dizer se a origem dessa musica não é uma criação de novela da Globo... kkkk

    Quanto às lavadeiras inscritas no FB pra fofocar da vida alheia... que atire a primeira pedra os individuos de outras profissões que não fazem o mesmo... lol

    ResponderExcluir
  2. A música do "lêlê" é de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e se chama "Retirantes". Para mim, parece mais uma música de banzo do que de trabalho, embora que na época da escravidão fossem co-implicados.

    Deve ser muito interessante estudar as músicas de trabalho das amas de leite e dos escravos, dos lavradores....Tanta coisa para olhar, não é? O mundo é muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olha que coisa mais linda esse tipo de música de trabalho: o canto polifônico georgiano, patrimônio imaterial da Humanidade: https://www.youtube.com/watch?v=QINPwslVHJM. Ia não ia trabalhar coisa nenhuma, ia só ficar ouvindo.

    ResponderExcluir