O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - Dia do Índio


O dia do Índio foi criado em 1953 pelo Presidente Getúlio Vargas.  Como discutimos há um ano, a calendarização dessa data não nos garantiu conhecer e valorizar os povos indígenas brasileiros, dos quais pouco sabemos sobre a língua, os costumes, os anseios e as opiniões políticas (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/04/19-de-abril-dia-de-que-indio.html).

Nesse dia comemorativo, não poderia deixar de lembrar de dois índios brasileiros importantes para o nosso país:

1) Sepé Tiaraju, herói nacional ( Lei nº 12.032/09), que comandou a resistência dos guaranis dos Sete Povos das Missões (Rio Grande do Sul) contra as tropas luso-brasileiras e espanholas que pretendiam o domínio da área, na chamada "Guerra Guaranítica".

2) Mario Juruna, que considero icônico e lendário, o primeiro deputado federal indígena do Brasil.

E aí? Mais um "Dia do Índio" vai se passar e a única homenagem será obrigar as criancinhas em idade escolar a pintar penas de papel?

Cadê a reflexão que a data oficial exige?

6 comentários:

  1. Mais um Dia do Índio, sem que isso tenha significado no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/04/indigena-diz-que-19-de-abril-nao-existe-estamos-na-historia-todos-os-dias.html

    ResponderExcluir
  3. Mais um Dia do Índio, sem que isso tenha consequências no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  4. Mais um Dia do Índio, sem que isso tenha consequências no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  5. 2019, iniciativa interessante do Ministério Publico Federal: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-memorial-do-mpf-recebe-exposicao-sobre-violencias-contra-indigenas-durante-a-ditadura-militar

    ResponderExcluir
  6. 2019, neste ano o Dia do Índio é feriado porque coincidiu com a Paixão de Cristo. Devemos refletir sobre a coincidência.

    ResponderExcluir