O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 26 de abril de 2014

Conhece-te a ti mesmo, Brasil: procrastinar é preciso

Pensei em deixar esse post para amanhã, mas resolvi escrever assim mesmo.

Continuando essa série do blog, tento desvendar e compreender algumas características do povo brasileiro, posicionando-me quanto à minha identidade cultural e sensação de pertencimento. Na minha percepção, que não é necessariamente  verdade, mas apenas uma fração dessa verdade, já identifiquei algumas características interessantes:

1) O brasileiro sente uma necessidade visceral de ganhar, e isso tem alguns desdobramentos intrigantes (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/11/conhece-te-ti-mesmo-brasil-1.html)

2) O brasileiro é intrinsecamente impontual (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/01/conhece-te-ti-mesmo-brasil-2.html);

3)  O brasileiro não é alegre e nem cultiva a alegria de viver (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/03/conhece-te-ti-mesmo-brasil-3-questao-da.html).

4) Para os brasileiros, o silêncio é raro e caro (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/12/conhece-te-ti-mesmo-brasil-4-questao-do.html). Frequentemente, só é possível obter silêncio mediante uma forte imposição que, às vezes, transforma certos temas em tabu.

5) O brasileiro está fadado a esperar e fazer-se esperar (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/01/conhece-te-ti-mesmo-brasil-5-arte.html)

6) O brasileiro cultiva as aparências mas, por aqui, nem tudo o que parece é (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/01/conhece-te-ti-mesmo-brasil-6-questao-da.html).

7) Brasileiros são mestres do improviso (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/08/conhece-te-ti-mesmo-brasil-imponderavel.html).

8) Brasileiros são imprecisos ao cumprir normas (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/01/conhece-te-ti-mesmo-brasil-7-questao-do.html), pois não há uma educação normativa eficiente dos cidadãos.

9) Brasileiros extrapolam o individual para imiscuirem-se nos negócios alheios (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/02/conhece-te-ti-mesmo-brasil-8-questao-da.html).

Chegamos, então, à décima característica: o gosto pela procrastinação.  A palavra difícil, e para mim bela porque de difícil pronúncia, significa adiar o início das coisas, deixando para depois o que pode ser feito agora.

Aqui se repete bastante que o "brasileiro deixa tudo para última hora", e é verdade.  Parece que essa característica contribui bastante para a impontualidade (2), a espera como modo de viver (5), a necessidade de improvisar (7), e a dificuldade em cumprir normas (8), principalmente em relação a prazos.

Seria bastante revolucionário para nós fazer as coisas de um jeito diferente, menos estressado e mais organizado, ao invés de cultivar o caos cotidianamente.

5 comentários:

  1. Quantos deixaram para entregar a suas declarações anuais na última hora?

    ResponderExcluir
  2. Desdobramento do n° 1: vontade de criar problema para vender solução.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, Denise. Estás coberta de razão.

    ResponderExcluir
  4. Outro desdobramento da procrastinação é a vontade de, pela inércia, deixar tudo como está. Adiam-se as mudanças.

    ResponderExcluir
  5. Não. http://www.sensacionalista.com.br/2015/04/27/entregar-ir-no-ultimo-dia-e-reconhecido-como-patrimonio-imaterial-do-brasil/

    ResponderExcluir