O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 9 de maio de 2017

Patrimônio cultural familiar (3): gastronomia caseira


Famílias não são apenas afetos e desafetos entre pessoas.  São estruturas que permitem a criação, manutenção e transmissão de modos de viver, fazeres e saberes.

As famílias, como qualquer outro grupo, também têm a sua identidade e o seu patrimônio cultural.  A herança de uma família vai além dos meros bens econômicos: há todo um acervo de valores imateriais e culturais transmitidos através das gerações.  Refletimos sobre aspectos desse importante acervo nos posts http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2015/08/patrimonio-cultural-familiar.htmlhttp://direitoamemoria.blogspot.com.br/2017/04/patrimonio-cultural-familiar-2-arte-de.html.


Acho fenomenal como as famílias transmitem conhecimentos, e as receitas são um patrimônio imaterial maravilhoso. Não conheço uma receita tradicional que seja ruim, simplesmente porque passou no teste de diversas gerações, e são lembradas em cada ocasião festiva.

Algumas dessas receitas integram-se tão intimamente na lembrança dos membros que servem de marcos biográficos imateriais.  Algumas delas são lembranças tão queridas que provocam evocações e sensações apenas quando são citadas.

A família do meu marido zela bastante pela arte de comer, e achei muito interessante o fato de que eles publicaram as receitas tradicionais, e distribuíram em uma festa que os reuniu.  Essas são as jóias da família Müller - as mulheres e suas receitas:




Aqui vemos D. Hildegard, a avó do meu marido (foto do meio da primeira linha), ensinando como se faz o célebre bolo de morango com nata:

O inesquecível bolo de morango com nata de Hildegard Müller - Foto:  Fabiana Dantas

Hildegard Müller - Foto: Fabiana Dantas

O famoso bolo de morango com nata, prestes a virar almoço.  Foto:  Fabiana Dantas


Esse bolo foi gentilmente feito para mim, e ele não teve a menor chance.  Passei os dois dias seguintes comendo-o no café da manhã, almoço e jantar, para o horror de D. Hildegard. Supostamente, eu deveria comer pequenas fatias no final da tarde, na hora do café, mas não foi possível.

Bolo de Morango com Nata: uma lembrança querida de Hildegard Müller, da hora do café em uma tarde na casa da minha sogra com muitos risos, e saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário