O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Máscaras mortuárias

Máscaras mortuárias são artefatos utilizados para fixar as feições de uma pessoa falecida no momento de sua morte, e são uma tradição milenar, que foi lentamente substituída pela fotografia (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/memento-mori-o-direito-memoria-dos.html).

Há exemplos da utilização de máscaras mortuárias para  permitir a volta da alma ao corpo, viabilizada pelo reconhecimento da face do cadáver (egípcios); para perpetuar a memória de pessoas célebres (Napoleão, Lizst, Chopin), ou mesmo para perpetuar a memória de desconhecidos, como ocorreu com "L'inconnue dela Seine", cuja máscara mortuária serviu de molde para as bonecas de ressuscitação.

Embora seja possível verificar uma decadência da Ars moriendi (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/08/cemiterio-lugar-de-memoria.html), a curiosidade sobre a morte ainda existe nesse nosso tempo, especialmente quando os falecidos são pessoas famosas, não sendo rara a comercialização de itens e fotografias alusivos à data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário