O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 10 de agosto de 2013

Cemitério: lugar de memória

O cemitério é um lugar de consenso, onde todos, independentemente de sua condição social e econômica, de sua biografia, encontram o seu destino.  Mesmo que a diversidade dos túmulos consagre as diferenças sociais - há falecidos que possuem jazigos impressionantes e outros enterrados em simples covas - todos passam da mesma forma para o "outro lado".

Nunca entendi porque há tanto silêncio nos cemitérios, mas esses lugares tão diferentes do resto da cidade barulhenta, e por isso são interessantes para a visitação e propícios à meditação.  Passear pelas ruas da necrópole permite um intenso aprendizado, desde que sejam deixados de lado o medo e o preconceito, e desde que os túmulos sejam considerados documentos.  A conduta das pessoas, os rituais, as sensações também são uma importante fonte de observação e aprendizado (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/03/beber-o-morto.htmlhttp://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/01/carpideiras.html).

Durante essa semana, tive a oportunidade de ler um livro muito interessante, cujo título é "À flor da pedra: formas tumulares e processos sociais nos cemitérios brasileiros".  Embora o Autor - Antonio Motta - o considere apenas um estudo preliminar, já conseguimos vislumbrar com ele como a morfologia dos túmulos, suas alegorias, a posição no cemitério é capaz de revelar o status social dos falecidos, sua auto-imagem, e concepções institucionais como a continuidade da família e crenças.

Portanto, antes que a ficha de leitura vá para o arquivo, resolvi destacar pontos interessantes:

- Uma referência ao "drive-up funeral home", invenção americana,que consistia em expor o cadáver em uma vitrine e as pessoas podiam comparecer ao velório sem sair do carro (p. 15 e nota p. 23).

- O tipo cemitério (jardim, verticais, necrópoles oitocentistas) e o tipo de túmulo (lóculos, campa-rasa e mausoléu) podem interferir na construção da memória individual do falecido e na memória coletiva.

- Os ritos funerários são momentos de intensa socialização e permitem exorcizar a morte e presentificar o falecido na memória dos vivos (p. 27). Essa intensa sociabilidade pode restaurar e fortalecer os liames entre os membros do grupo e entre gerações.

- Os túmulos são lugar de transformação.  "Purificam" o cadáver que se decompõe, e ocultando-o, perpetuam a sua lembrança (p.28);

- No século XVIII as pessoas utilizavam túmulos fictícios como decoração de jardim na Inglaterra (!).  A idéia era estimular a reflexão sobre a condição humana e sua própria finitude.

- No século XX a memória dos vivos passou a ser a imortalização. os mortos são eternizados na memória dos vivos (p. 54, concordo!).

- A morte virou pornografia, como afirma Gorer? O momento de  morrer é cada vez mais íntimo, não há mais a Ars moriendi e representações de cenas no leito de morte. Antes a hora da morte era compartilhada por muitas pessoas. Por outro lado, os túmulos individuais e o luto individualizado contribuem para essa tendência de intimidade.

- Na minha cidade, na época da colônia, quem não tinha status ou condição financeira para ser enterrado nas Igrejas era jogado ao mar ou aos rios. E ficavam lá, à vista dos passantes, que gostavam de assistir ao espetáculo.  Ainda hoje, há uma grande curiosidade das pessoas diante de um cadáver que, sim, ainda fica exposto durante muito tempo à curiosidade pública (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/memento-mori-o-direito-memoria-dos.html).

- Com exceção dos cemitérios pré-históricos, no Brasil são muito recentes.  Até o século XIX as pessoas eram enterradas em Igrejas, ou simplesmente jogadas ao mar, rios, ou enterradas em covas rasas.  A partir da década 1850, por razões sanitárias, o Estado criou cemitérios públicos.

- Essas necrópoles oitocentistas parecem uma cidade planejada, com quadras regulares, grandes alamedas e pequenas ruas.Há convergência do eixo monumental em um cruzeiro ou capela, em cujo entorno estão os enterramentos mais antigos, p 73. No cemitério há bons e maus lugares.

- A arte tumular nesses cemitérios é variada. Ornamentos de túmulos, com referência ao romantismo - corujas (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/07/mortalhas.html), morcegos, crânios, foices. Esculturas e representações de cenas dramáticas.

- no início do século XX os cemitérios eram espaços cívicos.  As pessoas namoravam, passeavam, faziam piqueniques.

- Os epitáfios nos túmulos são uma afirmação da memória do falecido, p. 98. A inscrição podia ser o início de uma nova narrativa pessoal (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/06/direito-memoria-dos-mortos-lapides.html)

- O rito funerário era um espetáculo onde tudo contava: quantas pessoas compareceram? qual a intensidade de seus sentimentos? o cemitério é importante? o lugar é bom? os objetos funerários são de boa qualidade?

O post foi longo, mas contribuiu para que eu organize as minhas idéias sobre o tema.  Recomendo a todos a leitura do livro referenciado abaixo que, entre suas virtudes, também consta belas fotografias dos túmulos tomados como exemplo.

Referência

MOTTA, Antonio. À flor da pedra - formas tumulares e processos sociais nos cemitérios brasileiros.Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Massangana, 2009.

3 comentários:

  1. Hoje é dia de lembrar dos falecidos -feriado de finados- 02 de novembro de 2013.

    ResponderExcluir
  2. Agora estão caçando pokemons no cemitério: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/08/cemiterio-tem-concentracao-de-cacadores-de-pokemon-em-piracicaba.html

    ResponderExcluir
  3. https://www.sympla.com.br/visita-guiada-noturna-cemiterio-da-santa-casa-de-misericordia-de-porto-alegre__86857

    ResponderExcluir